Técnica "Yonsei Point” para o tratamento do sorriso gengival com Toxina botulínica A: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.51670/aos.v3i1.87Palavras-chave:
gengiva, sorriso, sorriso gengival, toxina botulínica tipo AResumo
RESUMO
Objetivo: Descrição do passo a passo de um caso clínico no qual foi empregado a técnica "Yonsei Point" para tratamento do sorriso gengival. Utilizou-se esta técnica por tratar-se de uma metodologia indicada para para redução da diferentes tipos de sorriso gengival, que utiliza apenas um ponto de cada lado da face, minimizando o risco de intercorrências de assimetrias, com custo reduzido e de fácil reprodução.
Métodos: Uma paciente do sexo feminino com 6,0 mm de exposição gengival durante o sorriso foi tratada com a utilização da toxina botulínica do tipo A (TBA) aplicada no "Yonsei Point". O "Yonsei Point" é definido com base nos três músculos (levantador do lábio superior (LLS), levantador do lábio superior e asa do nariz (LLSAN) e o zigomático menor (ZMi)) que convergem na área lateral à asa do nariz. Os três vetores destes músculos passam perto de uma região triangular formada por três pontos de referência na superfície. O centro deste triângulo, foi denominado ‘‘Yonsei Point’’. E, foi sugerido como um ponto apropriado de injeção de toxina botulínica do tipo A para correção de sorriso gengival. Para acompanhamento do caso, realizou-se um protocolo de fotos do caso antes da aplicação da TBA e após 15 dias, e a mensuração da distância entre a borda inferior do lábio superior e a margem gengival cervical dos dentes incisivos centrais superiores foi realizada nestes tempos operatórios. Após 15 dias da aplicação da TBA houve redução do sorriso gengival de 6mm para 3 mm na região do incisivo central.
Conclusão: A técnica para TBA aplicada no “Yonsei Point” no presente caso clinico mostrou-se segura, pouco invasiva, indolor, eficiente, e de fácil replicação, e reversível para o tratamento do sorriso gengival.