ENSAIO CLÍNICO PARA VALIDAÇÃO DE PROTOCOLO COM TERAPIA FOTODINÂMICA ANTIMICROBIANA EM PELE ACNEICA GRAUS I OU II

Autores

  • Gabriely Simão Programa de pós-graduação em Biotecnologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP.
  • Fernanda Mansano Carbinatto Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, SP.
  • Clovis Wesley Oliveira de Souza Departamento de Morfologia e Patologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP.
  • Rosane de Fátima Zanirato Lizarelli NILO (Núcleo Integrado de Laser em Odontologia), Ribeirão Preto, SP.

DOI:

https://doi.org/10.51670/aos.v5i1.198

Palavras-chave:

acne, terapia fotodinâmica antimicrobiana, curcumina, LED azul.

Resumo

Objetivos: Este ensaio clínico objetivou validar um protocolo de tratamento empregando a terapia fotodinâmica antimicrobiana em peles acneicas graus I ou II, utilizando curcumina como fotossensibilizador e um sistema de LEDs azuis (470 ± 20nm) como fonte de luz. Métodos: Foram selecionadas duas pacientes com diagnóstico facial de acne grau II. O protocolo consistiu na aplicação tópica de curcumina seguida pela exposição à luz azul emitida pelos LEDs. A avaliação dos resultados incluiu o registro fotográfico, a medição da hidratação e oleosidade da pele, por impedância, além da análise da imagem por fluorescência sobre a presença de porfirinas indicativas da atividade bacteriana. Resultados: A aplicação do protocolo resultou em uma redução na presença de porfirinas, sugerindo uma diminuição na atividade bacteriana associada à acne. Além disso, observou-se melhorias significativas na hidratação e redução da oleosidade da pele. Houve um aumento médio de 15% na hidratação e uma diminuição média de 10% na oleosidade após o tratamento. Conclusão: O protocolo clínico empregando terapia fotodinâmica antimicrobiana com curcumina e LEDs azuis mostrou-se eficaz na melhoria das condições cutâneas em pacientes com acne graus I e II. Esses resultados validam a utilização dessa abordagem terapêutica como uma opção promissora para o tratamento da acne e ressaltam seu potencial benefício para os pacientes afetados.

Downloads

Publicado

2024-03-19

Como Citar

Simão, G., Carbinatto, F. M., de Souza, C. W. O., & Lizarelli, R. de F. Z. (2024). ENSAIO CLÍNICO PARA VALIDAÇÃO DE PROTOCOLO COM TERAPIA FOTODINÂMICA ANTIMICROBIANA EM PELE ACNEICA GRAUS I OU II. Aesthetic Orofacial Science, 5(1), 30–40. https://doi.org/10.51670/aos.v5i1.198